Um pequeno equipamento inspirado no famoso tricorder médico da série Jornada nas Estrelas (Star Trek) poderá estar à disposição de todos na vida real em um futuro não muito distante. O pequeno dispositivo, chamado Scanadu Scout, pode monitorar nossos sinais vitais, como temperatura, frequência cardíaca, oxigenação e estresse. Para obter os dados, basta segurar por 10 segundos o objeto contra a sua testa. O equipamento é um quadradinho que cabe na palma da mão. O Scanadu lê estes sinais vitais e os envia diretamente para o seu smartphone. A ideia é que estas informações sejam compartilhadas com os médicos.
O equipamento ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, que precisa ainda se certificar da confiabilidade dos dados fornecidos. Apesar disso, na última semana, o projeto recebeu um belo impulso financeiro: os realizadores do Scanadu Scout anunciaram a criação de um fundo de US$ 10,5 milhões para o desenvolvimento do projeto. O dinheiro partiu de vários investidores, entre eles o cofundador do Yahoo, Jerry Yang.
A empresa Scanadu, com sede no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, em Mountain View, na Califórnia, espera pela aprovação da FDA para lançar o produto no mercado. O preço estimado para o grande público é de US$ 199 por unidade. Contudo, algumas pessoas que ajudaram com o fundo de investimento já adquiriram o seu e estão fazendo testes com protótipos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário